quinta-feira, 11 de abril de 2013
Por dentro os últimos momentos da Lucas Arts
Em novembro, depois de ter comprado a LucasFilm, o CEO da Disney, Bob Iger, fez um grande reunião com todos os funcionário das LucasArts, a subsidiária da LucasFilm e um dos estúdios mais importantes da história, ao longo dos seus 30 anos e muitos games queridos.
Durante a reunião, de acordo com uma fonte que estava lá, algumas pessoas perguntaram o que estava acontecendo. O que ia acontecer com eles? Qual era o futuro da LucasArts?
“Os negócios vão continuar como sempre”, respondeu Iger, de acordo com a nossa fonte.
Seis meses depois, a Disney encerra de vez as atividades da LucasArts. Todos os jogos em andamento foram cancelados. Todos foram demitidos. Negócios, como sempre.
No fim de 2011, o então presidente da LucasArts, Paul Meegan, contou ao site MCV que ele sobrecarregou as equipes do estúdio e havia começado a produzir vários games diferentes.
“Deveríamos fazer games que definem o nosso meio, que competem com os melhores da indústria, mas isso não acontece. Isso tem que mudar”, ele disse. “Star Wars funciona para todo tipo de jogo – conectando jogadores a experiências ainda mais profundas. Então, fique ligado.”
Quando Meegan fez essas declarações, a LucasArts estava realmente trabalhando em vários games, de acordo com várias fontes que confirmam tudo isso ao Kotaku. Um desses jogos era Star Wars 1313. Outro, era Star Wars: First Assault. E havia outros, comoOutpost, um jogo social que seria uma versão de Star Wars de FarmVille. Tinha também um game para iOS, e um outro jogo comandado pelo respeitado designer de Splinter Cell, Clint Hocking.
Nos meses seguintes, cada um desses jogos foi cancelado ou desmantelado. Star Wars 1313 mudou de direção várias vezes, enquanto que First Assault foi reduzido significativamente. Outpost e o jogo para iOS foram cancelados. Hocking saiu da companhia e Meegan fez o mesmo logo depois.
Mesmo assim, LucasArts pretendia anunciar Star Wars: First Assault para a XBLA no fim de setembro de 2012. O plano era lançar o jogo no meio de 2013. Mas horas antes do anúncio, vieram ordens de que o projeto seria congelado.
“Passamos uma vontade terrível”, disse uma das nossas fontes. “Não tínhamos ideia do que estava acontecendo.”
Alguns meses depois, a Disney anunciou a compra da LucasFilm e todas as suas divisões, incluindo a LucasArts. Foi então que os funcionários começaram a se preocupar com o seu futuro e o da empresa. “Tudo o que a Disney falava para gente era, ‘tudo continua como sempre, tudo continua como sempre’”, disse uma fonte. “Perdemos toda a transparência que tínhamos no nível executivo do estúdio.”
Tentamos falar com a Disney e LucasFilm na manhã de quarta-feira (10), mas eles se recusaram a comentar.
Nos meses seguintes, até algumas semanas atrás, a equipe da LucasArts estava trabalhando em três projetos: Star Wars: First Assault, Star Wars 1313, e um projeto menos chamado internamento de “Version Two”, de acordo com duas fontes familiarizadas com a situação.
First Assault, como dissemos há algumas semanas, não tinha veículo algum. Já esse tal Version Two tinha.
Isso acontece porque, de acordo com várias fontes, os desenvolvedores da LucasArts planejavam transformar o Version Two emStar Wars: Battlefront III, a esperada continuação da franquia Battlefront que havia sido jogada na geladeira nos últimos anos. Dessa vez, a LucasArts queria fazer o jogo internamente.
“Tinha um público muito grande pedindo Battlefront III”, disse uma das fontes. “Esperávamos finalmente entregar isso para elas.”
Mas nos últimos meses, o ânimo das pessoas andava em baixa na LucasArts. Depois do congelamento nas contratações e nos anúncios, a equipe não tinha ideia se os jogos que todos estavam fazendo iam ver a luz do dia.
Em janeiro, um mês antes do massacre em Newtown, nos EUA, o chefão da Disney disse que seriam mais cuidadosos com a violência nos seus jogos.
Isso foi uma grande sinal amarelo para os desenvolvedores da LucasArts. Eles estavam trabalhando em um shooter em primeira pessoa e em um game de ação certamente violento, e a Disney entra dizendo que iria reavaliar a violência nos seus jogos? Não era um bom sinal.
“Era claro para a gente que seriamos negligenciados”, disse uma fonte. “Acabamos concordando com a voz da dona das propriedades intelectuais do estúdio.”
Então a Disney fechou o estúdio Junction Point, que foi responsável por Epic Mickey e sua continuação. Isso foi mais um grande aviso de perigo para os funcionários da LucasArts. “Sabíamos que Epic Mickey 2 não tinha vendido muito bem, mas sabe, eles tentaram fazer um musical”, disse a fonte. “Não sabíamos o que estava acontecendo no lado deles também.”
Outros dois acontecimentos levaram o funcionários a acreditar que o fim estava próximo, segundo as fontes.
O primeiro foi em março, quando o Kotaku vazou os detalhes e o vídeo de Star Wars: First Assault, que não tinha sido anunciado.
“Quando a Disney percebeu que não faria nada com o que tinha em mãos, resolveu usar o material como oportunidade de marketing. Eles não fizeram absolutamente nada”, disse uma fonte. Foi aí que eles perceberam que a situação estava complicada.
O dia em que o Kotaku mostrou o vídeo de First Assault, a LucasArts teve uma reunião.
“Eles falaram, ‘Certo, olha, se mais alguma coisa acontecer, vamos processar vocês, vamos descobrir quem são vocês’”, disse a fonte. “Ninguém queria os advogados da Lucas ou da Disney na cola… ninguém poderia confirmar que o que apareceu no Kotaku era relacionado a gente, de forma alguma.”
O segundo aviso veio logo antes da GDC, quando eles receberam ordens diretas do que podiam ou não falar durante o evento. O pessoal de First Assault só podia falar que estava trabalhando em um shooter de primeira pessoa baseado no universo Star Wars, segundo informou a nossa fonte, mas não podiam falar o nome do jogo, apesar das provas estarem aí para todo mundo ver.
Naquele momento os rumores começaram a circular sobre o encerramento da LucasArts. De acordo com uma outra fonte presente na reunião pré-GDC, os executivos sabiam desses boatos, mas não podiam confirmar ou negar nada do que estava sendo dito.
“Por sorte, muitos de nós perceberam o que ia acontecer e usamos a GDC como uma boa oportunidade”, disse a fonte.
Semana passada, a Disney finalmente fechou a LucasArts. Apesar de a LucasFilm afirmar que eles poderiam licenciar games comoStar Wars 1313 ou First Assault para terminar os projetos pelas mãos de outros desenvolvedores, conversei com três fontes que disseram que isso será um pouco improvável.
“A Disney disse que está tentando vender [First Assault] para outras empresas para ver se alguém quer terminar o jogo, mas acho que isso não vai rolar”, disse uma das fontes.
O grande rumor em torno da LucasArts – e que não conseguimos confirmar, apesar das fontes – é que a EA estaria interessada em comprar o estúdio. Mas uma combinação de fatores, como os problemas de SimCity e a saída do CEO John Riccitiello, acabaram colocando um fim nesses planos. Tentamos falar com a EA desde o começo da semana, mas ninguém nos retornou.
O fim da LucasArts coloca em xeque o futuro dos games de Star Wars. Será que a Disney licenciará algo para outras publishers? Será que ela publicará jogos feitos por outros desenvolvedores? Veremos mais games como Star Wars Kinect? Apenas uma coisa é certa: os negócios não vão continuar como sempre.
Fonte: Kotaku
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