quinta-feira, 7 de março de 2013

Tecnologias de física nos jogos


NVIDIA-Logo-580x331
   A NVIDIA dará suporte ao PS4 com as tecnologias PhysX  e APEX. Essas tecnologias são responsáveis para dar uma maior imersão aos jogos, elas usam os processadores e placas gráficas para adicionarem efeitos de Física, explosões mais realísticas, reações naturais de tecidos e movimentação de corpos, além de partículas, fumaças entre vários outros efeitos. Atualmente, em torno de 150 jogos usam essas tecnologias, e pelo que vimos, o PS4 terá suporte à ela desde o seu lançamento. 

  Para quem quer saber como funciona a PhysX, seque abaixo o vídeo de comparação. 


Outro jogo que usa da física é o novo Tomb Raider. O jogo usa a nova tecnologia TressFX da AMD, voltada para Realismo de cabelos. No vídeo abaixo vocês podem conferir uma demonstração da TressFX, percebam que as vezes o cabelo parece "flutuar" sobre os ombros de Lara, isso ocorre por que quando um objeto com o TressFX esbarra em outro é nescessário um verdadeiro amonttoado de cálculos de colisões e tudo isso é preciso ser feito em tempo real, quanto mais cálculos, mais natural será o efeito. Porém, todo esse mecanismo consume muito processamento fazendo o FPS do jogo cair, isto é, dando as famosas "travadinhas". No caso de Lara, os produtores evitaram essas quedas abruptas de FPS evitando um choque  direto do cabelo com Lara. Resumindo, quando mais próximo o objeto de outro mais cálculos ele irá requerer, isso vale para todas as tecnologias de físicas, incluindo a  PhysX . 




A AMD é quem está criando as placas gráficas do PS4, então poderemos ver a TressFX sendo usada nos jogos do novo console da Sony, e esperamos que até lá o TressFX seja melhorado ainda mais, pois a NVIDIA também vai competir diretamente com ela.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário