segunda-feira, 25 de março de 2013

Review: Assassin's creed liberation


    Assassin's creed liberation é um jogo para Vita de mundo aberto. Esse jogo teve vendagens que a ubisoft se monstrou muito contente e ,segundo boatos, ela já está fazendo um outro AC para o Vita.  Emprestei esse jogo para vários amigos e o comentário geral foi " é um bom jogo mas poderia ser melhor". Entenda o porquê. 



História: 
    A história do jogo é considerada por muitos como fraca. Aveline é a protagonista do jogo e ela ajuda aos oprimidos. Há falhas no história de Aveline, deixando de reforçar os motivos pelo senso de justiça dela, há flashbacks que são mal explicados e as revira-voltas no enredo não possuem um clímax forte. O bom disso tudo é a implementação de legendas em português para as pessoas que não sabem inglês.



Jogabilidade: 

  O ponto mais polêmico do jogo. Ao jogar AC liberation, você tem a impressão de o jogo foi lançado meio "cru". Isso porque há diversos bugs que atrapalham e muito a jogabilidade. Personagem entrando no chão, sistema de pulos e escalagem que vão pra lugares que você não quer e diversos outro bugs no jogo. A Ubisoft lançou patchs para corrigir esses problemas mas muitos bugs ainda estão lá. 
  Mas nem tudo é ruim, o sistema de lutas ficou bem feito, com vários tipos de finalizações e coreografias bem elaboradas, as armas que aveline usa são bem criativas, como por exemplo, uma zarabatana. No jogo há também diversos ítens para colecionar como ovos de crocodilo, estátuas maias e páginas do diário da mãe de aveline. 
  O mundo de AC Liberation também é relativamente amplo, principalmente para o padrão de um portátil, com muita gente andando na rua e vários lugares pra pecorrer que vão desde cidades, a pantanos e templos maias. Porém, em locais com muitas pessoas são notados quedas de framerate, isto é, pequenos travamentos. 

  Além da missão principal, há diversas sidequests, que vão de ajudar uma pessoa, a corridas e assasinato. São realmente várias sidequests e elas irão estender em muitas horas o jogo. 
  Aveline também pode mudar de roupas e consequentemente de jogabilidade. Por a sua mãe ter sido escrava, ela pode visitar tanto a elite como os mais pobres. Basta se vestir de escrava e ela irá visitar as fazendas dos homens ricos e como Dama poderá visitar lugares só acessíveis pela elite. Ambas as roupas tem suas vantagens e desvantagens, como por exemplo, como dama você não pode correr por causa do vestido, mas pode flertar com um coronel e leva-lo pra um locar sem movimentação e mata-lo. 



Gráficos: 


  Concerteza um dos jogos mais bem feitos do Vita. O que deixa as pessoas impressionadas é porque geralmente em jogos de mundo abertom os gráficso costumam ser mais simples, devido à complexidade do estilo de jogo com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo. Algo diferente de um jogo de tiro em linha reta, onde o desenvolvedor tem mais controle sob o que vai acontecer. Mas o AC liberation consegue ter um dos gráficos mais bonitos do portátil mesmo sendo mundo aberto. 
  A quantidade de pessoas andando na rua impressiona, e essa implementação ficou muito bem feita, a cidade realmente parece viva. A movimentação também está de parabéns. Além do mais , o pântano ficou muito bonito ( pra o padrão de um pântano, até porque não é uma ilha paradisíaca) e enorme! 




Som: 
  O som não é nada demais, as músicas são boas, a dublagem está satisfatória. O som ambiente e todo o resto cumpre e seu papel. Uma pena que a trilha sonora não seja tão marcante como costuma ser da série AC, não que ela seja ruim, mas que poderia ser melhor. 



Conclusão: 

 AC é um ótimo jogo de mundo aberto, mas que muitas pessoas achariam que encontrariam uma obra-prima mas não foi o que aconteceu. Os bugs são chatos e algumas vezes conseguem atrapalhar uma missão. Mas apesar de tudo isso, é um jogo que vale a pena ser jogado, principalmente se você for fã de AC. Caso não tenha afinidade com a série, sugiro esperar uma queda de preço, porque existe jogos melhores por aí.

obs: não testei o multiplayer do jogo, mas dizem ser totalmente dispensável e esquecível. 




Prós:
+ Gráficos incríveis
+ sistema de combate competente
+muitos itens colecionáveis
+Lugares vastos para explorar

Contras: 
- Bugs em excesso
- história fraca
- mais curto que os outros ACs
- travamentos em multidões

Nenhum comentário:

Postar um comentário